chfa-logo

Perguntas frequentes

A Pearson Ethics é uma ferramenta baseada na Internet e no telefone onde os funcionários podem comunicar confidencialmente preocupações e fazer perguntas sobre má conduta real ou suspeita na Pearson. Os trabalhadores têm a possibilidade de fazer uma denúncia anónima, se assim o desejarem.

A PearsonEthics é gerida pela Ethico, uma entidade independente. Pode ser acedido através de www.PearsonEthics.com ou através da aplicação “SpeakUp” que se encontra no The Hub.

A Pearson está empenhada em incentivar os funcionários e outros a “falar”, levantando preocupações confidencialmente quando as pessoas estão a fazer ou a dizer coisas que são inconsistentes com os valores, políticas, o Código de Conduta ou a lei da Pearson. Reconhecemos que é necessária muita coragem para falar quando alguém está a agir de forma pouco ética ou ilegal, e estamos muito gratos às pessoas que dão esse passo. A PearsonEthics é uma forma de encorajar as pessoas a levantar estas preocupações para que possamos analisar e identificar adequadamente as áreas de melhoria e reforçar a cultura da nossa empresa.

Qualquer pessoa pode comunicar as suas preocupações através do PearsonEthics, incluindo parceiros externos que estejam a trabalhar com a Pearson.

Pode fazer uma denúncia em www.pearsonethics.com ou por telefone. Se desejar fazer uma denúncia por telefone, consulte a lista de números de telefone no canto direito do sítio Web www.pearsonethics.com.

Sim. Embora possa apresentar uma preocupação de forma anónima, é muito importante que interaja com o seu investigador (de forma confidencial, descrita abaixo) para que este disponha dos factos necessários para realizar uma investigação completa e pormenorizada.

Pode levantar questões sobre potenciais violações das políticas globais da empresa, do nosso Código de Conduta, da lei ou dos regulamentos. Alguns exemplos são preocupações relacionadas com irregularidades financeiras, assédio, discriminação ou outras questões no local de trabalho, privacidade dos dados e segurança da informação, questões de gestão de fornecedores terceiros, utilização indevida de activos da empresa, fraude, direitos humanos, práticas comerciais desleais, conflitos de interesses, etc.

Quer a denúncia seja feita com o seu nome ou de forma anónima, forneça o maior número de informações possível. Nomes, datas, locais e tudo o que possa ajudar o investigador.

Sim. Pode anexar uma declaração, carregar documentos, fotografias, etc. como anexos. Se a denúncia for feita por telefone, pode anexar qualquer coisa depois de receber o seu número de processo e a sua palavra-passe.

Depois de preencher o relatório, será criada uma palavra-passe. Guarde ou anote a palavra-passe e o número do processo, que identificará o seu relatório. Isto permitir-lhe-á aceder ao seu relatório em qualquer altura, rever as actualizações de estado e fornecer quaisquer informações adicionais.

Não. Mesmo que peça para receber actualizações, A Pearson não consegue localizar um relatório. Todos os relatórios são fornecidos pelo nosso fornecedor independente, Ethico. A Ethico não recolhe endereços IP de computadores, não utiliza a identificação do autor da chamada e não grava as chamadas. Mais uma vez, é muito importante que guarde a sua palavra-passe e o número do processo, uma vez que é o único método para receber actualizações após a apresentação do seu relatório.

Os relatórios são vistos por indivíduos específicos no âmbito das funções de conformidade global e de relações globais com os trabalhadores, que são responsáveis pela análise dos relatórios e pela investigação. Todas as pessoas que recebem a sua denúncia receberam formação em matéria de investigação e tratam todas as denúncias com discrição, sensibilidade e confidencialidade

Uma vez apresentada a denúncia, anote o seu número de processo e a sua palavra-passe para poder aceder à denúncia. Isto é particularmente importante no caso de uma denúncia anónima, sobretudo porque é uma forma de o investigador solicitar mais informações, se necessário.

São envidados todos os esforços para garantir a confidencialidade da identidade do autor da denúncia por parte dos investigadores. As informações e os pormenores da investigação são partilhados numa base de “necessidade de saber” e mantidos confidenciais. Pedir-lhe-emos que ajude a proteger a confidencialidade e a integridade da investigação, não discutindo o seu relatório com outras pessoas.

Não. Não pode ser alvo de retaliação por fazer uma denúncia de boa fé, independentemente da forma como a faz. Isso é uma violação das nossas normas e a Pearson tem uma política específica (Política de levantamento de preocupações e anti-retaliação) que proíbe a retaliação. Se sentir que foi maltratado por ter levantado uma preocupação, comunique-o imediatamente ao Gabinete de Ética e Conformidade em ethicsandcompliance@pearson.com ou através da PearsonEthics em www.pearsonethics.com.

Sim, a PearsonEthics pode receber relatórios feitos através da Web em vários idiomas, e o nosso fornecedor tem suporte de tradução para relatórios telefónicos. Pode encontrar o número de telefone local em PearsonEthics.com, e pode falar com o operador da linha direta na sua língua local preferida.

A Pearson leva muito a sério todas as denúncias e a confidencialidade das mesmas. Em muitos casos, há outras pessoas para além do repórter que são entrevistadas e convidadas a partilhar informações. Poderão também existir razões para manter a confidencialidade do tratamento da questão. Por outras palavras, pode ter havido acções disciplinares que não serão partilhadas com o repórter ou qualquer outra pessoa.

Ainda tem alguma pergunta?

Se não encontrar resposta à sua pergunta nas nossas FAQ, pode sempre contactar-nos.

Responder-lhe-emos em breve!

Nota: Este sítio Web está alojado nos servidores seguros da Ethico e não faz parte do sítio Web ou da Internet da sua organização.

O seu endereço IP não pode ser rastreado ou localizado.